Grupo dedicado à protecção e libertação animal.

domingo, maio 22, 2005

TVI: Retrocesso


A televisão mais “popular” de Portugal tem-se empenhado fortemente em passar ao lado de todo o progresso, da moral e da ética. Uma televisão que se orgulha de ser a “televisão dos portugueses” deveria ter um pouco mais de responsabilidade na forma como se dirige ao seu público, ainda para mais quando cativa em especial as camadas mais jovens do país.

Obviamente que não estaria aqui a falar da falta de qualidade deste canal se a sua incrível falta de gosto não se transformasse num caso bastante grave de promoção dos maus-tratos em animais. A TVI parece especialmente empenhada em dificultar a vida às associações de defesa dos animais.

Há algum tempo atrás, no programa “Factor Medo”, muito por culpa do insistente “zapping”, acabei a ver provas horripilantes em que animais eram submetidos a todo o tipo de manuseamento impróprio: ratos amontoados dentro de boiões sem espaço para sequer respirarem (alguns no fundo provavelmente estavam já mortos), insectos e aracnídeos forçados a partilharem o espaço com as cabeças dos ilustres convidados, e répteis sujeitos a todo o tipo de brincadeira por parte de supostos adultos civilizados. Na altura perguntei-me porque não atribuir o prémio aos animais, pois ali o medo era deles e de mais ninguém. Desconheço sinceramente se alguma organização fez algo em relação a este caso, mas desconfio que passou em branco.

Chega-nos também, um dos expoentes máximos do mau-gosto: a Quinta das Celebridades. Neste programa, os animais são maltratados, alvo de chacota, transformados em brinquedos para as “crianças”, enfim, manipulados de forma a entreter as celebridades e a audiência lá em casa. Neste programa, como é do conhecimento do público, sempre se procurou divulgar todo o tipo de entretenimento arcaico. As celebridades fizeram questão de imitar os forcados “pegando” um pequeno bezerro e assim dar o seu contributo às touradas e actividades semelhantes. O senhor Castelo Branco, fez questão de promover o uso de peles. Tudo isto na primeira edição.

Depois veio o programa do “Conde”. Mais um exemplo de má televisão, mau entretenimento, má cultura e falta de gosto. Neste programa continua a exibição de peles por parte deste senhor chegando também a fazer apologia por diversas vezes à tourada. O apresentador do programa, segundo algumas fontes, participava em Nova Iorque em várias festas de solidariedade e segundo consta até pela preservação de algumas espécies. Ainda assim continua a exibir a sua falta de carácter vestindo casacos de peles? Um caso flagrante de hipocrisia.

A segunda edição da Quinta das Celebridades fez antever o pior. Os animais continuaram a ser torturados pelas celebridades que não encontram ao seu redor nada de melhor para fazer. Agora, e para espanto de muitos, numa das transmissões (que não vi), pelo que foi relatado por uma participante do grupo de activismo da ANIMAL, uma criança, aprendiz de uma escola de touradas, fez uma visita à quinta onde exibiu os seus dotes de torturador e assassino ao massacrar um pequeno touro. A TVI fez questão de transmitir a tortura, incluindo o sangue. Até onde irá este programa?
A TVI promove também periodicamente uma corrida de touros. Juntando todas as evidências resta-nos pensar que alguém naquela estação está a fazer um enorme esforço para fazer com que as touradas e todo o entretenimento que envolva animais, não desapareça dos hábitos da sociedade Portuguesa. O que é mais difícil de aceitar é que está a conseguir à custa das celebridades que gozam de um estatuto especial na mente de quem de alguma forma as admira levando-os a acreditar que usar peles, ir a touradas e maltratar animais por diversão é correcto. Afinal os seus ídolos, que supostamente seriam pessoas civilizadas e com valores, fazem-no sem qualquer remorso.

Por essas e por outras, a TVI já saiu da lista de canais da minha televisão, logo a seguir ao canal VIVIR/VIVER que vergonhosamente promove touradas de morte, caça e pesca “desportiva”. Aconselho todos os que tenham algum amor pelos animais a fazer o mesmo, pois só assim é possível punir de alguma forma os canais de televisão que continuam a querer impor maus hábitos à sua audiência.

Exponha à TVI a sua preocupação pela crescente promoção de eventos com animais por telefone ou por correio, o e-mail está disponível através do site da estação, mas segundo indicado está “interdito” a estas questões, só recebe mensagens relativas à Redacção.

Tel.: +351 21 434 75 00Fax: +351 21 434 76 54
TVI, Televisão Independente, S.A.
Rua Mário Castelhano, 40Queluz de Baixo2734-502 BarcarenaPortugal

Artigo relacionado:
Quinta das Futilidades

2 comentários:

Blogger Wakewinha disse...

E sabes o que me chateia mais? É o facto das ditas celebridades que lá estão dentro dizerem aos quatro ventos que adoram animais... A digníssima Lili gosta tanto deles, que nas noites de frio se cobre com alguns animais (porém, infelizmente, já mortos), que é como quem diz, com o seu casaco de pêlo!

Enviei-vos um e-mail! Aguardo pela vossa resposta!

11:36 da tarde

 
Blogger Help Us! Animals wordwilde disse...

Parabens pelo Blog. Em relaçao a TVI, considero um dos piores canais de televisao que temos. Tem imenso programas com animais, mas sempre usados no mau sentido. Em relaçao a serie "Max", com um pastor alemao, ja todos sabem que aquele animal e torturado pelo treinador. Ja enviei varios emails a TVI, a protestar com os programas com animais, mas nunca houve uma resposta. Agora, vao ter outro programa, "O circo das celebridades" . Ha protestos, mas o poder do dinheiro vao falar mais alto. Lamentavel, viver num pais, com um canal de televisao, que nao respeita os direitos dos animais. Quanto ao "CONDE", que nao e ninguem na vida, devia era ter vergonha na cara e pintarem-lhe os casacos de pele, que tao orgulhosamente ele usa. Sera que ele nao sabe que traz aos ombros o sofrimento de muitos animais? Temos que nos unir, para acabar com esta carnificina, que existe na China e noutros paises asiaticos, em que os animais sao torturados.

5:55 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Ínicio

 
free web counter