Grupo dedicado à protecção e libertação animal.

segunda-feira, março 28, 2005

Petição europeia contra o uso de animais em circos

.
O GLA apoia a iniciativa de várias organizações europeias de defesa dos animais que lutam pela proibição do uso de animais em circos por toda a Europa.

Deveria ser do conhecimento geral que os animais usados nos circos sofrem inúmeras privações: maus-tratos, fome, não têm cuidados veterinários, são acorrentados e castigados por não cumprirem o capricho dos “tratadores” e são confinados a espaços exíguos sem condições de higiene. A maioria destes animais é adquirida ilegalmente na sua infância depois de verem os seus pais serem abatidos por caçadores furtivos. Os circos apoiam, portanto, estas actividades ilícitas.

A alimentação destes animais, quando existente, é muitas vezes composta por pequenos animais domésticos apanhados pelos funcionários dos circos na rua ou recolhidos em canis municipais. Alguns animais de estimação têm este triste destino: são abatidos ou colocados vivos dentro das jaulas dos tigres e leões para alimentar o espectáculo degradante que é o circo com animais.

A “educação” dos animais de circos com animais é conseguida através de treinos violentos física e psicologicamente deixando inúmeras mazelas que muitas vezes acabam por condenar o animal ao abate. Quando tal não acontece, ou são abatidos por já não servirem a ganância dos donos do circo ou acabam abandonados.
É assim a vida de um animal de circo: sem nunca conhecer a liberdade, o afecto e a felicidade. É a isto que chamam arte?

Do lado do público, as crianças são educadas de forma errada, sendo levadas a acreditar que os animais no seu estado natural fazem todas aquelas “proezas”. São ensinadas a rir do sofrimento dos pobres animais sem que se venham a aperceber da decadência do espectáculo a que assistiram. O circo é uma mentira.

Para se informar mais sobre os maus-tratos de animais nos circos pode consultar a secção do site da ANIMAL dedicada ao assunto aqui.

Para apoiar esta iniciativa, efectue o download do modelo da petição aqui e distribua quantas cópias forem necessárias pelos amigos e conhecidos para que também eles ajudem a acabar com a tortura nos circos angariando mais assinantes.

Tenha o cuidado de preencher os campos com letra legível com o nome e morada completos. Os assinantes têm de ser cidadãos da União Europeia e maiores de 18 anos. As assinaturas devem ser enviadas para a associação ANIMAL até 31 de Dezembro de 2005. As instruções estão no documento da petição.

Por favor apoie esta iniciativa. Não custa nada. Não deixe de apoiar este esforço por achar que a sua assinatura não serve para nada. Ela é importante. Só assim a sua voz pode ser também ouvida pelos políticos europeus.

 
free web counter