Grupo dedicado à protecção e libertação animal.

sábado, abril 08, 2006

"Morangos com Açúcar" promove touradas

Todos os que têm estado atentos ao confronto de ideais entre a massa activista pelos direitos dos animais e a TVI estarão já a par do seu empenho em popularizar todas e quaisquer práticas violentas contra animais, começando pelas touradas que patrocinam anualmente e passando mais recentemente pela propaganda a favor dos circos com animais. Mas falemos de touradas.

As fortes ligações desta televisão com Espanha e com a Igreja deixaram uma lamentável herança de mentalidades. É portanto natural ver a TVI virar as costas e negar-se a dialogar e a reconhecer que a programação que exibe está completamente desadequada à mentalidade da maioria dos portugueses que ou não se interessam por touradas ou são manifestamente contra.

Embora o “patrão” da estação de Queluz seja um claro aficionado – o que explica em parte este comportamento – não podemos deixar de fora a responsabilidade das pessoas envolvidas em projectos que envolvam exploração – e pior – tortura de animais desde as celebridades, passando pelos actores até às equipas técnicas que possibilitam a produção e transmissão destes conteúdos.

É portanto completamente incompreensível e inadmissível que se transforme uma novela de forte impacto nos jovens num instrumento de propaganda desonesta incluindo um novo personagem que se dedica a torturar touros e cuja “coragem” é amplamente enaltecida pelo restante elenco; sem qualquer ideia contraditória, sem fazer passar a verdade a que o publico tem direito mas que é incomoda para quem tem muito a perder.

Não defendemos que retirem a personagem, defendemos sim que se aproveite esta oportunidade e se inclua uma outra defensora dos direitos dos animais que eduque as demais para a dura e triste realidade dos touros e dos cavalos que servem de brinquedo às mentes doentias da tauromaquia. Honesto seria transmitir este conteúdo com um contrapeso e não como algo inquestionavelmente bom e correcto.

Ainda que seja inequívoco que a ideia foi encomendada pelo senhor José Eduardo Moniz ou pelo seu staff aficionado temos que deixar a nossa nota de reprovação, não só para a equipa de guionistas mas também para a produção e para os actores que alegremente compactuam com esta situação.

Independentemente da qualidade da novela, que para os mais novos é inquestionável, a verdade é que tem cativado muitos jovens desde o seu início. Agora, a TVI põe em causa a sua educação usando a lealdade do seu público para interiorizar nas suas cabeças a falsa ideia de que o toureiro é corajoso e de que é aceitável torturar animais.

Pior que isso, os actores que são verdadeiros ídolos para as crianças e adolescentes têm especial poder em situações fortes, sejam elas boas como em várias outras ocasiões ou completamente lamentáveis como nesta. Para as crianças será natural interiorizar as ideias dos seus ídolos e agir como eles, o que torna tudo especialmente preocupante.

A inclusão deste conteúdo na novela não foi decerto um acaso. Ninguém se lembraria de promover abuso de touros caso não houvessem interesses de força maior, e esse interesse é “renovar” a minoria ultrapassada que os aficionados da tauromaquia representam. Não fosse a profissão de torturador estar em declínio, estas situações não teriam lugar e talvez a TVI não brincasse com a formação das crianças que são como se diz, o futuro.

Pedimos por isso a todos o que partilhem da nossa indignação que se façam ouvir pela TVI e pela produtora da novela, a NBP/Fealmar com o envio de e-mails de protesto, cartas, telefonemas e faxes, através dos seguintes contactos:

TVI:

Morada: Rua Mário Castelhano, 40, Queluz de Baixo
2734-502 Barcarena

Fax: (00 351) 21 434 76 54

NBP/Fealmar

Morada: R. José Falcão, n.º 57 – 3.º Dt.º,
1000-184 Lisboa

Fax: (00 351) 213 515 899 / (00 351) 213 193 799
E-mails: infor@nbp.pt,administracao@nbp.pt

1 comentários:

Blogger Help Us! Animals wordwilde disse...

Farto-me de enviar emails de protesto a TVI sobre este programa de pessima qualidade e tb do Circo das celebridades, mas ninguem tem a decencia de me responder. Mas claro nao e para admirar, se a mulher do "Patraozinho" da Tvi, a Manuela Moura Guedes, um dia chamou aos defensores dos animais:Palermas!!!

2:59 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Ínicio

 
free web counter