Grupo dedicado à protecção e libertação animal.

sexta-feira, abril 14, 2006

O Respeito pela Vida?

Muitos de vós terão já sido confrontados com dilemas éticos em algum episódio da vossa vida. Eu vou escrever como alguém que convive com aqueles que praticam atrocidades, aparentemente sem qualquer remorso; vou portanto, falar dos que não conhecem “o tal” dilema.

Para os que ainda não sabem, estou a tirar um curso de Biologia numa faculdade que, orgulhosamente, ainda se encontra na Idade Média: Instituto Superior de Agronomia. Até agora, já assisti a episódios bastante desagradáveis, perpetrados quer por alunos, quer por docentes (alguns deles biólogos). Apesar das atitudes cruéis e bárbaras fazerem parte da natureza Humana, não posso deixar de pensar em como é que alguém que quer ser Biólogo, estudando a Vida, pode ser capaz de a desrespeitar de uma forma tão vergonhosa. Posso “compreender” que um pescador seja capaz de matar um peixe, por se tratar de alguém ignorante e que não sabe apreciar a importância e beleza do animal, vendo-o apenas como o seu ganha-pão, porque a vida assim o quis. No entanto, não consigo compreender a tomada da mesma atitude por parte de um biólogo, sendo alguém que conhece e estuda a Vida e que, exactamente por isso, deveria ser o primeiro a defender e respeitá-la.

Tal como um médico, que jura defender e salvar vidas Humanas independentemente de tudo o resto, o verdadeiro Biólogo é aquele que estuda conscientemente, que batalha com os seus dilemas éticos, para conseguir aprender sem destruir ou, tendo de destruir, o faça pela maneira mais digna, independentemente dos “incómodos” adjacentes.

Já vi indivíduos da minha idade comportarem-se com a crueldade e inconsequência típicas de crianças mal-educadas, já assisti a comportamentos na minha opinião vergonhosos, principalmente porque vêm daqueles que querem seguir a mesma profissão que eu.
Já tentei chamá-los à razão, fazê-los perceber que o que estão a fazer não é correcto nem necessário à nossa aprendizagem, mas infelizmente, não veio nada de bom dessa tentativa; para além de não mudarem (nem moderarem) as suas atitudes, ainda fiquei com a sensação que a opinião generalizada é de que quem não tem futuro na Biologia são pessoas que pensam como eu - talvez seja verdade, mas resta sempre a dúvida.

2 comentários:

Blogger Mancholas disse...

Nao e verdade:Eles e que estao errados.Tristes, sao eles que ainda vivem na Pre-Historia. Infelizmente, Portugal nao respeita os animais. Mas eu prefiro ser como sou, amante dos animais e aos poucos tentando mostrar a essas pessoas como estao erradas. Pelo menos aos meus amigos ja lhes estou a fazer umas lavagens cerebrais, sobre nuitas coisas que se estao a psssar e que eles, nem imaginavam. Nem mesmo eu para falar verdade. E quanto mais procuro, mais encontro um mundo de inferno em que os animais estao envolvidos.
Biologos que nao tem respeito pelos animais, ou medicos que nao respeitam os doentes, infelizmente em Portugal ha muitos. Mas felizmente existem as excepçoes. E sao essas excepçoes, que nos fazem acreditar que um dia havera mais respeito pelos nossos "amigos"animais. Por amor aos animais, nunca mais comi carne. Criticamos a China, pelo que faz aos caes e gatos, para lhes tirar as peles, mas nos na Europa, tambem o fazemos e ninguem critica. Estou a falar do abate de gado!!!!Um autentico campo de concentraçao....

2:55 da manhã

 
Blogger incompreendida disse...

Vim cá parar por acaso através de outro site... Mas concordo plenamente com o que escreveste, infelizmente ainda há mta gente ignorante no nosso país... Uns porque nunca lhes foi ensinado nada, outros porque nem querem saber. Tornei-me vegetariana ainda nem há um ano, mas já sinto que a consciencia não me pesa da mesma maneira. Tb tento alertar as pessoas que conheço para a realidade... porque muita gente ainda pensa que nos matadouros os animais são criados e mortos de formas "humanas" e sem agonia... Tanta gente a criticar a caça mas nem sei o que é pior! (Óbvio que não sou a favor nem de uma nem de outra...) Ninguém quer tomar antibióticos mas estão sempre prontos a comer um bom bife... :/
Tb tenho esperança que no futuro os animais sejam tratados com mais respeito, e não sejam literalmente usados para fins comerciais e cruéis só para o divertimento e luxo das pessoas. Mas felizmente cada vez mais se ouve falar de direitos de animais e vegetarianismo e de todas as alternativas que existem...

8:02 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Ínicio

 
free web counter